quinta-feira, 13 de junho de 2013

2ª ed. 2013: Reportagem sobre o Rock'n'Roll

Rock no Pensamento
Por Gabrielle Martins (1801)



Fala, galerinha do Alba! Estou aqui para lhes contar a história de um grande e maravilhoso estilo musical que marcou o mundo: o rock’ n’ roll
Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950). Inovador e diferente de tudo o que já acontecera na música, o rock unia o rápido, o agitado e o empolgante. Uma das mais importantes características do rock é o acompanhamento da guitarra elétrica, bateria e baixo, com letras simples, mas bem pensadas, que caiu rapidamente no gosto popular.
Como já era de se esperar, o rock ganhou o amor e a simpatia das pessoas, principalmente dos jovens que, como eu, se identificavam com esse novo estilo.
O rock continuou e até hoje faz grande sucesso no mundo da música. Nos anos 60, o rock foi marcado por bandas que fizeram muito sucesso, como The Beatles, The Rolling Stones, Pink Floyd, The Doors, entre outras. A partir daí, o rock seguiu em frente e foi conquistando o mundo com excelentes bandas que surgiram mais para frente. Como tudo o que nos rodeia, o rock também sofreu grandes transformações e foi dividido em várias subclasses, como, por exemplo, o heavy metal, um som com uma batida mais forte e pesada, surgida nos anos 70. Esse estilo foi mudando e mudando e hoje nós vemos o quanto ele faz sucesso.
Bom... Já falamos do rock internacional. Mas e o nacional? No Brasil, a história do rock é basicamente a mesma que nos demais países, exceto nos Estados Unidos, onde ele nasceu, e na Inglaterra. Chegando em terras brasileiras, o rock foi absorvido inicialmente por orquestras de jazz e pelos cantores tradicionais. Mais tarde foi evoluindo e se transformando. Um grande marco no rock nacional foi a Jovem Guarda, surgida nos anos 60, com grandes nomes hoje conhecidos como Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
Bandas surgiram e o Brasil também teve seu lugar no rock’ n’ roll, com aquele sucesso que marcou o mundo da música e da nossa cultura.
Agora, para terminar, só por curiosidade, vocês sabem por que o nome rock’ n’ roll? Bom, esse termo significa ''balançar e rolar'', que fazia parte da gíria dos negros americanos desde as primeiras décadas do século XX, mas depois começou a ser mais comum ele ser chamado apenas de rock. E, não esqueçam! No dia 13 de Julho é comemorado o Dia Mundial do Rock!

Algumas bandas que fizerem sucesso ao longo da história do rock:


The Beatles

The Rolling Stones

Pink Floyd

The Doors

Led Zeppelin

Queen

Iron Maiden

Metallica

Guns'n'Roses

Nirvana

Avenged Sevenfold

Raul Seixas

Legião Urbana

Engenheiros do Hawaii



























Nenhum comentário:

Postar um comentário