sábado, 4 de agosto de 2012

VERSÃO ONLINE (3ª ed): O REI DO BAIÃO


O Rei do Baião

Por Luciano Cláudio Matias Neves (1901)



Em 13 de fevereiro de 1912 nasceu em Exu (Pernambuco), no sertão nordestino, uma das figuras mais completas e inventivas da música: Luiz Gonzaga do Nascimento, também conhecido como o rei do baião. É interessante notar que, em uma época na qual a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado, surgia tal gênio da música, levando a alegria e a sensualidade das festas juninas e dos forrós de pé-de-serra aos brasileiros.
Reverenciado por fãs e admirado por ídolos, tais como Gilberto Gil e Caetano Veloso, o genial instrumentista e inventor de melodias e harmonias ganhou notoriedade com músicas que marcaram época como Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro e Qui nem jiló (ambas de 1949).
Filho do seu Januário, o melhor sanfoneiro do sertão pernambucano, a quem às vezes homenageou, Gonzaga trabalhou na roça e animava os bailes da região, acompanhado de sanfona, zabumba e  triângulo. Também foi soldado.
Dando baixa na carreira militar, após conhecer Domiguinhos, que lhe ensinou um pouco mais sobre música, Luiz Gonzaga dispôs-se a ganhar a vida com a música. Contratado para o Programa de Ari Barroso na Rádio Nacional, em 1941, gravou nos primeiros tempos muitas músicas instrumentais. Em parceria com Humberto Teixeira compôs Baião e fez desse gênero musical um ritmo conhecido e respeitado entre os brasileiros.
Faleceu em Recife (PE) no dia 02/08/1989, mero detalhe de sua vida, pois sua influência musical tornou-o imortalizado nas entranhas brasileiras.



Homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga

 Foto de perfil da página do Legendário no facebook durante o mês de junho

 Caricatura de Luiz Gonzaga

 O rei do baião em ação

Com seu filho Gonzaguinha


Música "Asa Branca", grande sucesso de Luiz Gonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário