sábado, 4 de agosto de 2012

EDIÇÃO ESPECIAL RIO+20: Entrevista com o Gabriel

Nessa nova seção de nosso jornal, entrevistamos o aluno Gabriel Souza da turma 1402 para que ele nos contasse os detalhes de sua participação na FEMACT. Confira!

Por Elene Oliveira e Matheus Nunes Batista



LEGENDÁRIO – Fale um pouco sobre a sua participação na FEMACT.
Gabriel – Foi difícil, muito difícil mesmo, mas eu tinha um amigo pra me ajudar, o Thiago, que também foi. E foi legal. Levar a horta aérea foi como levar a escola inteira, foi como representar o bairro de Inhoaíba lá na cidade e Inhoaíba não é muito conhecido, né?


L – Conte um pouco sobre o projeto da horta aérea.
G – A horta aérea é um projeto da escola para ensinar as pessoas a plantarem em casa. Essa plantinha é muito fácil de fazer, até eu me impressionei como fazer, que é você pegar uma garrafa pet; aí, de um lado da garrafa pet você faz um corte mais ou menos do tamanho inteiro da garrafa e dois cortes bem pequenos embaixo, botando a terra e depois, a planta.

L – E o repelente?
G – Ele é feito de cravo, capim-limão, meio litro de álcool e óleo mineral.

L – E como surgiu a ideia desses projetos?
G – Primeiro da hortinha aérea. Já que a nossa escola não tem onde plantar, surgiu a ideia de enfeitar a escola e também a ideia de preservar o meio ambiente plantando árvores (nas garrafas pet penduradas nos muros da escola). Sobre o repelente natural, todo mundo sabe que a dengue é um problema imenso e que, no verão, ela acontece muito mais (...). Então a ideia do repelente natural foi a prevenção contra a dengue. Ao invés de ter que ir na loja pra comprar um inseticida que não presta, que não funciona, é melhor fazer um natural que não prejudica o meio ambiente.

L – Qual foi a sensação de apresentar o projeto para pessoas tão importantes como o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação?
G – Quando o professor Carlos me contou que eu ia falar com o Ministro da Ciência e Tecnologia e, ainda por cima, com o Prefeito (que acabou não indo), eu fiquei muito nervoso, muito nervoso mesmo. Mas quando eu fui falar com o Ministro foi como se o nervosismo passasse e eu tivesse normal como se nada tivesse acontecido

L – Como foi ser abordado pela mídia?

Aluno Gabriel com os entrevistadores e a Professora Juliene
G – Foi impressionante e foi surpreendente também. Surpreendente porque (...) eu achava que ia aparecer em canais da TV que as pessoas não veem. Só que aí eu percebi que eu fui falar com a Globo e com a Band. 

L – Sua vida mudou depois que você apareceu na TV?
G – Mudou tudo. Eu entrava na escola (depois da FEMACT) e todo mundo falava: “esse é o menino que apareceu na TV!”. Todo mundo me reconhece. (...) E a minha mãe ficou muito orgulhosa quando soube disso. (...) Ela até fez uma coisa que não queria ter feito! (...) Ela teve que assistir o futebol que ela não gosta, só pra me ver na TV (no Jornal da Globo)! (...) E as minhas ex-professoras lá do Orminda disseram no face que ficaram muito orgulhosas de serem minhas ex-professoras.

L – Que mensagem você gostaria de deixar para as pessoas sobre o problema da destruição do planeta pelo ser humano?
G – Eu quero que, toda vez que alguém for destruir uma árvore para fazer um papel, um lápis, os móveis de madeira, plantem uma árvore a mais. Uma não! Umas cinco, seis... quantas der pra plantar, porque assim o mundo vai melhorar.

L - Gostaria de fazer um agradecimento?
G – Eu quero agradecer à minha mãe e ao meu pai por terem me incentivado desse jeito e serem rigorosos comigo para eu estudar, à coordenadora e à diretora por elas terem me dado essa chance, e à minha professora (Maria Lúcia) que me incentivou muito.



 Gabriel sendo entrevistado pelo repórter do Jornal da Globo

Reportagem do Jornal O Dia, em que os projetos da horta aérea e do repelente natural são mencionados

 Gabriel e o amigo Thiago apresentando o projeto da horta aérea na FEMACT

 Gabriel na sala de leitura junto com as professoras Juliene Zanardi e Cristiane Couto e com os colegas Elene e Mateus da turma 1804, que o entrevistaram

 Gabriel demonstrando como o projeto da horta aérea vendo sendo desenvolvido na escola

 Gabriel e a professora Silvia Werneck curtindo a FEMACT

Gabriel se divertindo nas instalações da FEMACT




Nenhum comentário:

Postar um comentário