sábado, 4 de agosto de 2012

EDIÇÃO ESPECIAL RIO+20: Além dos muros da escola


Além dos muros da escola
Alunos da Alba participam da FEMACT e fazem sucesso com os projetos da Horta Aérea e do Repelente Natural.

Por Elene Oliveira


No dia 14 de junho, os alunos da 1804 visitaram a Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (FEMACT), que faz parte da Conferência Rio+20. A feira aconteceu no armazém 4, que fica na região portuária do Rio de Janeiro. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Juliene (português), Silvia (teatro), Mery (projeto), Maria Lucia (primário) e pela coordenadora Milca.
Na feira os alunos viram muitos projetos legais como o da captação de água da chuva com garrafas pet e o da cidade vestida (veja nos boxes informativos detalhes sobre alguns desses projetos).
Além disso, no dia 13 de junho, os alunos Gabriel (1402) e Thiago (1903) apresentaram na feira os projetos da horta aérea e do repelente natural. Esses projetos tiveram tanta repercussão que saíram em vários jornais tanto impressos quanto online e também em telejornais como o Jornal da Globo e o Band Rio. Os projetos foram ainda agraciados com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp. Confira ao longo desta edição uma entrevista com o aluno Gabriel dando maiores detalhes sobre esse fato.

 Espaço interativo virtual: educação ambiental e entretenimento juntos por meio do uso da tecnologia de última geração.


 Cidade vestida: o diálogo entre as várias formas de arte (artes visuais, dança e música) a favor da crítica social.

 Régua/marcador: A expositora Márcia Rocha nos ensinou que uma forma de tornar um material sustentável é agregar a ele outra função de forma atrativa para que as pessoas o (re)utilizem várias vezes, com é o caso da régua que também é um marcador de livro.


Horta aérea: reutilização de garrafas pet para o plantio de hortas em apartamentos ou casas com pouco espaço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário