quinta-feira, 21 de março de 2013

Versão online (5ª Ed.) - Feira de Ciências Miécimo



Feira de Ciências e Tecnologia 2012
Mais que um evento, um movimento de conscientização.

Por Laís Paz (1901) e Kézia Nathalia (1701)



Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, a escola Alba Cañizares do Nascimento marcou presença na Feira de ciências e Tecnologia 2012, que aconteceu no Centro esportivo Miécimo da Silva. Os projetos lá apresentados, falaram sobre sustentabilidade, uma nova visão sobre como salvar o futuro do planeta. Para facilitar o aprendizado das crianças sobre o assunto, além dos stands informativos, a feira contou com alguns grupos de teatros e também jogos.
O stand  da nossa escola abordou o seguinte tema: REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR. Na nossa apresentação, falamos sobre a garrafa pet que pode ser reciclada e transformada em vasinhos de plantas, reduzindo a poluição em nossa escola por meio da reciclagem e do cultivo das hortinhas aéreas. Falamos também sobre o nosso repelente natural, que foi descoberto por alguns dos nossos professores de ciências. O repelente natural é feito a base de capim limão (cultivado em nossa hortinha), cravo, óleo mineral e álcool. Vale lembrar que sua eficácia foi realmente comprovada contra a dengue e outros tipos de mosquitos.
A nossa escola foi bem representada pelos os nossos maravilhosos alunos: Thiago (1903), Laís e Luciano (1901), Kézia (1701), Lorhanno (1608), Nathan (1602) e Luan (1702). Também compareceram como supervisoras as professoras Silvia (Teatro), Juliene (Português), Maria Gracinda (Sala de Leitura), Cristiane Couto (Sala de Leitura) e Rachel (Inglês). Também não podemos esquecer da força dada pelas  nossas queridíssimas coordenadora Milca e diretora Carla Adriana. Nossa escola está de parabéns por mais esse belo trabalho!
E aproveitando as ideias vistas na Feira de ciências e Tecnologia 2012, no dia 23 de novembro teramos a nossa própria Feira de Ciências, envolvendo toda comunidade escolar. Aguardem!!! 

Nossos alunos e a coordenadora Milca


 Alunos em ação

 Alunos e as professoras supervisoras Silvia e Juliene

Nossos alunos aproveitando as oficinas da Feira

CONHECENDO OUTROS STANDS

 Nós conhecemos muitos projetos bastante interessantes, entre eles o projeto VIRAVIDA, que aborda o seguinte tema: exploração e abuso sexual de jovens e adolescentes. O projeto serve como um apoio para aqueles que tiveram seu passado marcado pelo trauma da exploração sexual.
Conhecemos também o Projeto VIDA FELIZ, que  trabalha em prol do resgate da autoestima dos idosos. Eles utilizam a literatura como base para esse resgate e também o turismo.
Outro projeto interessante é o Bullying, como combater? Os membros do projeto trabalham com o intuito de resgatar a liberdade psicológica das pessoas que a perderam por uma ''simples'' brincadeira -  o bullying, que já foi tema de uma de nossas edições (vale a pena ver de novo nossa 1ª edição).
Vimos também o trabalho de Guto e Thiago, que são do projeto: Empresa futura soluções ambientais. Eles  coletam o óleo de cozinha e lixo eletrônico por meio de micropontos espalhados pelo Rio de Janeiro, como escolas Municipais , para que a população possa jogar os seus lixos nas mãos de pessoas que os transformaram em verdadeiras obras de arte.
Por fim, outro projeto que nos chamou atenção apresentava duas versões de uma mesma casa. Na primeira, a casa é bem cuidada e ecologicamente correta. Já a segunda é uma casa onde todas as possibilidades de reutilização e reciclagem foram totalmente descartadas, virando assim alvo do mosquito da dengue e outros tipos de pestes que transmitem doenças.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário