quinta-feira, 21 de março de 2013

Versão online (5º ed.) - Biografia de Edgar Allan Poe




A extraordinária vida de Poe
Por Rafaela Silva Moraes (1701)

 



Seu nome de batismo era Edgar Poe, porém ficou conhecido pelo nome de Edgar Allan Poe. Quando sua mãe biológica morreu, ele foi adotado pelo casal Francis e John Allan, mas Poe nunca teve coragem de usar esse sobrenome em vida, assinando apenas Edgar A. Poe. Apenas após sua morte é que foi incluído oficialmente o sobrenome.
Poe nasceu em 19 de janeiro de 1809, em Boston. Viveu muitos de sua vida na cidade de Baltimore, onde também morreu em 7 de outubro de 1849. A causa exata de sua morte não é conhecida, mas acredita-se que ele morreu em função do excesso de consumo de álcool.
A vida de Poe foi marcada por muita tristeza. Quando era criança, seu pai, também alcóolatra, abandonou a família e, pouco tempo depois, sua mãe morreu devido à trágica doença que ainda atormentaria muito a vida de Poe: a tuberculose. Sua mãe adotiva morreu com a mesma doença e também a sua esposa, Virginia. O poema “O corvo” baseou-se no drama vivido pelo escritor, que “nunca mais” veria e esqueceria a mulher amada.
Poe ficou conhecido pelos seus contos de terror e suspense, tais como “O gato preto”, “O coração delator” e “Os assassinatos da rua Morgue”. Em vida, seu talento foi reconhecido, mas não foi recompensado financeiramente. Poe morreu em meio à miséria e cheio de dívidas.
Recentemente, Poe virou personagem no filme “O corvo”. O papel foi interpretado pelo ator John Cusack. No filme, um assassino se baseia nos contos do escritor para cometer seus crimes e só Poe seria capaz de desvendar o mistério.


 Caricatura do escritor

E o corvo disse "Nunca mais!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário