sábado, 1 de setembro de 2012

VERSÃO ONLINE (4ª ed): Editorial


LEGENDÁRIO


Agosto mês do desgosto? Que nada! A nossa escola voltou das férias a todo vapor. Para começar o segundo semestre com o pé direito, nossa escola vestiu a camisa verde e amarela e entrou no clima das Olimpíadas. Nesta edição, você confere uma matéria super bacana sobre a origem das Olimpíadas e algumas curiosidades sobre os jogos. Além disso, nesse mês nossa queridíssima professora Fátima completa mais um ano de vida e, em homenagem a essa mulher guerreira, o LEGENDÁRIO traz uma entrevista emocionante com nossa grande amiga. Para fechar com medalha de ouro, fomos atrás do casal mais famoso da Alba para saber como anda a vida dos pombinhos. Será que os noivos se emendaram depois do casamento? Descubra!
Não se esqueça de prestigiar também nossa versão online em: http://albalegendario.blogspot.com.br/

Equipe do Legendário e Professora Juliene Zanardi



Mural feito pelo professor Thales

VERSÃO ONLINE (4ª ed): Olimpíadas 2012


Olimpíadas 2012

Por Lorhanno Araújo (turma 1608)



Em 776 a.C., na Grécia antiga, os gregos queriam fazer uma homenagem aos seus deuses e criaram as olimpíadas. Zeus era o deus mais homenageado, tanto que na cidade tinha um templo com nome dele e, quando aconteciam as olimpíadas, ele era chamado de Zeus Olímpico. Os jogos chegaram a ser proibidos pelo imperador romano Theodosius I, que depois de se converter ao Cristianismo, alegou se tratar de uma festa pagã. Na Era Moderna, quem recriou os Jogos foi o francês Pierre de Fredy. Em 2012, as Olimpíadas acontecerão de 27 de Julho a 12 de Agosto e ocorrerão no Reino Unido (Inglaterra), na cidade de Londres.
O Brasil, nas Olimpíadas, já ganhou 91 medalhas, sendo Judô (15), Atletismo (14), Natação (11), Vôlei de praia (9), Vôlei (7), Futebol (6), Basquete (5), Tiro (3), Hipismo (3), Boxe (1) e Taekwondo (1). (Obs: Dados coletados antes das Olimpíadas)
Uma outra curiosidade sobre os jogos é que atividades como Cabo de Guerra, Doze Horas de Ciclismo, Levantamento de peso com apenas uma mão, Arremesso de dardo e disco com as duas mãos e Jogo da Palma já fizeram parte das Olimpíadas. Todas essas modalidades duraram de 1896 a 1936.
O tema das Olimpíadas em nossa escola, a Alba Cañizares do Nascimento, está sendo pesquisado por alguns alunos dentro do “Projeto Olimpíadas”, desenvolvido pela professora Bárbara, de História, e outros professores. O projeto quer celebrar o espírito olímpico dentro das várias disciplinas. Esse projeto das Olimpíadas que a escola está fazendo é espetacular, demais e será concluído neste mês.
A Olimpíada é um evento esportivo para curtir com a família e com os amigos. Em 2016, as Olimpíadas serão no Rio.  Está chegando.... Fica a dica pra você curtir com sua família. 
Quer saber mais sobre as Olimpíadas? 
Visite: http://pt.wikipedia.org ou http://www.london2012.com

Ornamentação especial da nossa escola para celebrar as Olimpíadas


Coordenadora Milca trazendo como sempre uma programação especial no auditório

 Alunos atentos ouvindo um pouco sobre momentos memoráveis das Olimpíadas

 Na torcida pelo Brasil

 Professora Bárbara, idealizadora do projeto

 Professora Juliene cantando "Brasil", grande sucesso de Cazuza

Professora Bárbara e professora Juliene sempre na parceria

 Professores e alunos unidos pelo Brasil

 Alunos entrando no clima das Olimpíadas

 Professores de verde e amarelo para torcer pelo Brasil

Jogos dos alunos do primário

Corrida dos alunos do segundo segmento

Competição com direito à premiação

Medalhistas femininas do turno da manhã

Medalhistas masculinos do turno da manhã

Medalhistas femininas do turno da tarde


 Medalhistas masculinos do turno da tarde













VERSÃO ONLINE (4ª ed): Festa albajulina


Festa albajulina

Por Elene Oliveira (turma 1804)



No dia 16 de Julho aconteceu a nossa festa julina, que teve diversão e alegria em abundância. A festa foi organizada pelas professoras Bárbara (História), Juliene e Angélica (ambas de Português), contando com a colaboração de todos os professores e funcionários da escola.
A festa teve várias atrações com destaque para a quadrilha dos professores, na qual foi realizado o casamento do ano entre Dona Puritana (professora Juliene) e Felisberto (professor Luiz). Durante a cerimônia, o noivo bem que tentou fugir do casamento, mas a garrucha do pai da noiva não deixou. E no final tivemos o momento mais esperado da festa: o beijo!!! Fica a curiosidade se o beijo foi técnico ou verdadeiro. Perguntada, a professora Juliene mantém o mistério e diz que é segredo.

Depois da cerimônia, os professores dançaram uma quadrilha diferente com a mistura de vários ritmos como o funk e o axé. Além da quadrilha dos professores, a festa teve barracas de jogos e comidas, uma quadrilha dos alunos coordenada pelo professor Rodrigo (Educação Física) e apresentações teatrais ensaiadas pela professora Silvia (Teatro).
Por fim, ao final da festa, foi divulgada a turma ganhadora da gincana das prendas: a 1607, que ganhará como prêmio um passeio.
Todos os alunos aproveitaram bastante a festa e se divertiram demais com a programação. Esperamos ansiosamente a próxima festa!




 Casamento na roça com as turmas do primário



 Professora Silvia com os alunos do primário no casamento na roça infantil

 Alunos da turma 1705 fazendo a dramatização da cantiga popular nordestina "D. João e Paulina"

Apresentação da banda da escola regida pelo professor Serrano

Professora Mery no Correio do Amor e da Amizade 

 Professora Priscila na barraca de doces

Professora Juliana na barraca do jogo das argolas

 Professora Apoliana soltando a voz 

As professoras Juliene e Rachel puxando a quadrilha dos alunos

Olha o túnel!!!

O casamento na roça mais esperado do ano

A quadrilha dos professores se requebrando depois do casório

O desespero das albinas para pegar o buquê da noiva

Família albina




VERSÃO ONLINE (4ª ed): E dispois do casório


E dispois do casório...

Por Elene Oliveira e Matheus Nunes (turma 1804)




E, como não poderia deixar de ser, o LEGENDÁRIO procurou os pombinhos depois do casamento para saber mais detalhes sobre essa linda história de amor e sobre os planos futuros do casal. Para variar, o Felisberto saiu de fininho e fugiu, mas Dona Puritana respondeu as nossas perguntas com toda a sua simpatia. Confira!



LEGENDÁRIO: Como vocês se conheceram?
Dona Puritana: Bão, eu tava na igreja ajoelhada dibaxo da image de Santo Antônio, pedindo pra ele mi mandá um noivo bem do bunito e rico. Aí, disrepente, adentrou o Felisberto trocando as perna e foi cair direto no meu colo. Precisava de ver, moço, foi amor à premeira vista! Gradici meu santinho e marcamo logo a data porque com moça de famia é assim! Num se pode ter tudo, não é verdade? Ao menos o Bertim é rico.


L: O que você mais gosta no Felisberto?
D: Do sorrizim lindo dele com os dentim faltando.

L: E o que você detesta?
D: Num gosto dessa mania que ele tem de sumir. Ele é tímido, o senhor sabe como é. Inscrusive no dia do casamento ele feiz isso, mas meu paizim tava atento e foi atrás dele.

L: Como foi a lua de mel do casal?
D: Uma belezura! Nóis feiz um passeio danado de romântico pra Paquetá. Fizemo inté aquela pose do Titanic na barca, mas quase que o Bertim caiu causa de que ele já tinha tomado umas pinga antes. Cês sabe como o Bertim é, né? Afora isso, correu tudo as mil maravilha. Nem sentimo farta da nossa terrinha porque o cheirim da Baía de Guanabara alembra o dos bizerrim nos currár.

 

L: Onde vocês pretendem viver?
D: Bão, tamo morando junto no meu cafofo aqui em Inhoaíba, enquanto o Bertim não compra nossa casinha em Angra.

L: E quais são os próximos planos do casal?
D: Ah, eu quero ficá buxuda logo.

L: E já tem ideia de nome pro bebê?
D: Si for minino, Julião Luiz. Se for minina, Lucy Kely.

L: Gostaria de deixar um recado para os nossos leitores?
D: Queria gradecê a todos qui tiveram no meu casamento e fizero a festa ser tão bunita. Faço votos de qui todas as minha amiga sortera aqui da Alba arranje um marido bem apanhado qui nem o meu Bertim e qui todo ano tenha festão aqui na nossa escola. Beijão procês!

 Professora Juliene e professor Luiz como o casal Puritana e Felisberto





VERSÃO ONLINE (4ª ed): Entrevista com a Profª Fátima


Nome: Maria de Fatima Costa Peixoto
Função na escola: Professora de Português
Aniversário: 13/08
Um momento especial: Nascimento do filho
Comida predileta: Peixe
Cor preferida:
Azul
Um livro que , leu , gostou e recomenda: Memórias de um cárcere de Graciliano Ramos
Um filme que te emociona:
Uma linda mulher
Sua banda/Cantor favorito:
Roberto Carlos
Uma frase para refletir:
Filho é o nosso coração que vai para outro corpo.
O que mais te alegra: Estar com os meus amigos verdadeiros.
O que mais gosta de fazer:
Ir à Praia
O que marcou a sua vida: A amizade dos meus amigos da escola.
Uma coisa que você detesta:
Falsidade, pessoas interesseiras.
O que mais gosta na escola:
A amizade de todos, o calor humano.
O que te ajuda a vencer na vida:
Saber que Deus existe e está comigo.
.



Por Laís Paz, Yndianara Barros e Brayan Gabriel


Alunos da turma 1901 entrevistando a professora Fátima




Professora Fátima recebendo o carinho da família albina em seu aniversário







VERSÃO ONLINE (4ª ed.): Nossos artistas


Nesta edição resolvemos destacar não apenas um aluno talentoso, mas sim uma turma inteira que vem dando show em nossa escola: a TURMA 1901. Além de serem super prestativos (estão sempre ajudando os professores a preparar os eventos da escola), os alunos da 1901 têm iniciativa e talento de sobra. Prova disso são o blog idealizado e montado pela turma e o belíssimo trabalho feito sobre a obra de Shakespeare nas aulas de teatro da professora Silvia. Parabéns à turma 1901 por todo esse talento e determinação. Vocês são um exemplo a ser seguido em nossa escola!

Veja também a postagem feita no blog da escola sobre a turma 1901: http://escola-alba.blogspot.com.br/2012/08/blog-1901.html

Visitem o blog da turma 1901: http://albacanizaresturma1901.blogspot.com.br/

Turma 1901 com a queridíssima Professora Bárbara

A turma 1901 se divertindo ao som de Luiz Gonzaga com as professoras Silvia, Bárbara e Juliene

 Com a professora Silvia no projeto Shakespeare

Alunos da 1901 montando peças para o projeto Shakespeare